Salsa, Zouk, Bachata, Samba Rock, Tango...
D. de Salão aos Domingos.
Destaques e Promoções
Zouk, Bachata e Salsa. Kizomba Cursos...
Turmas às quartas-ferias 21h30 ou as sextas-feiras 20h30 com Zouk, Salsa e Bachata ou Zouk aos domingos às 14h30 ou Kizomba em aulas particulares. Salas climatizadas. ... Ver Mais
Formação de profs. em Dança de Salão.
Ainda da tempo de iniciar... Outubro de 2017 - Formação nível Técnico profissionalizante e Internacional pela CID. Unesco, Paris. Voltado para estudantes "em curso" quanto para profissionais... Ver Mais
A Dança dos Noivos, Surpreenda!
A dança dos noivos é certamente um dos momentos mais esperado de uma festa de casamento, e também o ponto alto da celebração da união entre um casal. Aulas particulares em salas privativas c... Ver Mais
desde 1988 ensinando a arte de dançar.
Menu Principal
Newsletter
Receba novidades do Studio Renato Mota periodicamente. Cadastre-se agora.
 Nome:
 E-mail:

MEMBRO DO:
 
Passos comuns das danças
As danças de salão dividem-se entre as que seguem um compasso de três tempos e as que seguem um compasso de quatro tempos. Conhecendo as bases comuns da maioria destes dois grupos, a aprendizagem das coreografias mais elaboradas de cada dança será mais fácil.

O passo de três tempos mais simples começa saindo com o pé esquerdo para a frente; depois dá-se um segundo passo, mais longo com o pé direito que ultrapassa o esquerdo e termina-se com um terceiro passo curto, no qual o pé esquerdo se une ao direito. Estes três movimentos devem completar um compasso, ou seja, se realizar em três tempos, seguindo-se mentalmente o ritmo: um-dois-três; um-dois-três. Para praticar os movimentos para frente e para trás é conveniente realizar o exercício em duas pessoas, se dando as mãos. Os passos não devem ser muito longos nem muito curtos, tendo sempre como referência as possibilidades da pessoa de menor estatura. Evidentemente a prática deve ser realizada sem se olhar os pés. Desde o primeiro momento devemos imaginar que nossos pés estão na cabeça. Esta é a melhor maneira de garantir que em pouco tempo o seu movimento seja espontâneo, além de contribuir para a estética e para manter o equilíbrio. Nos outros passos, de três tempos, como a valsa lenta, a seqüência é sempre com um-dois-três. Assim: adiantar com o pé direito, dar um passo de lado com o pé esquerdo e arrastar o pé direito até reuni-lo com o esquerdo, com o qual termina-se, desenhando um triangulo sobre a pista de dança.

É conveniente também repetir estes exercícios até que sejam feitos com naturalidade, pois nele se baseará todo o aprendizado em três tempos. Nos passos de quatro tempos, começamos com o pé direito dando um passo lento para a frente, outro na mesma velocidade com o esquerdo e, logo, outros dois mais rápidos, ou intercalando as velocidades: lento-rápido- lento-rápido- lento-rápido... Depois de aprender as variantes, devemos aprender a executa-los  para frente e para trás e em parceria. Quando começar a praticar os passos, será normal uma pausa por algum lapso por isso tente começar sem música, que deve ser introduzida depois que os movimentos comecem a ser feitos com naturalidades. 

Passos compartilhados: duas danças em uma

Em alguns casos, as semelhanças entre as danças vão além do seu agrupamento em três ou quatro tempos. A mazurca e a valsa vienense tem o mesmo passo base. O rock and roll pode-se dançar com os mesmos passos que o boogie-woogie. Em ambos os casos, a seqüência é um-dois-três; um-dois-três; um-dois. A salsa e o mambo utilizam os mesmos passos, a ponto de existir uma discussão habitual entre os amantes da dança sobre até que ponto elas são diferenciadas. Elas são facilmente intercambiáveis como acontece com o cha cha cha e a rumba, levando-se em consideração que o mambo é mais rápido que o cha cha cha. O slow fox não é mais que um fox trot lento e ambos compartilham os passos básicos do tango: praticamente podem ser dançados um com a música do outro.

Passo para frente e para trás

Na maioria dos passos, a mulher tem uma pequena desvantagem em relação ao homem: quando os passos são realizados para trás, ela é frequentemente amparada pelo homem e distribui o peso de forma diferente de quando avança. O homem, no entanto, limita-se a inverter os passos: o seu centro de gravidade continua sendo o mesmo. Portanto, ao avançar, ele tem que se colocar um pouco por cima dela, dando uma ligeira sensação de proteção.

Passos em três e em quatro tempos 

Em três: valsa, mazurca.
Em quatro: polca, tango, cha-cha-cha, rumba, samba, fox trot. O twist é binário, como os anteriores, entretanto em dois tempos.
O rock and roll e o boogie-woogie são um pouco mais complexos pois seguem oito tempos.
 
O espelho

Na hora de coordenar as primeiras coreografias, um dos problemas mais freqüentes é que não sabemos que imagem oferecemos. Isto tem duas conseqüências: por um lado cometemos erros de posição que ficam sem corrigir e por outro lado, pode ser que sintamos uma sensação de estar fazendo ridículo e com isso não nos soltemos na hora de realizar os movimentos. Para isto, é útil ter na sala que praticamos um espelho: vendo nossa imagem perceberemos rapidamente os erros e nos corrigiremos durante a dança.

 
Coleção: AS MELHORES DICAS DE DANÇA DE SALÃO
 
Edições del Prado, 1999

Abaixo, veja o vídeo que separamos especialmente para você!





Se quiser ver mais pesquisas de danças, clique aqui

  Principal
Quem Somos
Cursos e Aulas
O que fazemos
Localização
Últimas Notícias
Perguntas Frequentes
Contato
  Outros
Depoimentos
Sapatos e Sandálias
Agenda de bailes
Video aulas didáticos
Curso de Formação
Promoções da Semana
  Aulas
Dança de Salão
Country, Sertanejo e Forró
Soltinho
Tango Milongueiro, Salão e Novo
Salsa, Zouk, Bachata e Merengue
Valsa Vienense
Pagode , Samba Rock e Gafieira
  Redes Sociais

Empresas do Grupo
Loja Virtual, Renato Mota. Acessem! Acesse Agenciados: Arte, Moda e Beleza! Acesse Formação em Dança de Salão!
© Studio de dança Renato Mota · Escola de Dança em Santo André - ABC - São Paulo. Aulas, cursos, shows, Dança de Salão. Todos os direitos reservados. · by AGENCIA GIGA!