Utilize seu Vale Cultura nas aulas de Jazz,
Tango, Zouk, Bachata!
Destaques e Promoções
A Dança dos Noivos, Surpreenda!
A dança dos noivos é certamente um dos momentos mais esperado de uma festa de casamento, e também o ponto alto da celebração da união entre um casal. Aulas particulares em salas privativas c... Ver Mais
1º Tango ABC Conexão Brasil Argentina...
Workshops, apresentações, baile... Sábado dia 23 de Setembro de 2017.... Ver Mais
PROMOÇÕES DA SEMANA ATÉ 30/05
Mas atenção, a promoção com Jazz Dance e Alongamento é valida até dia 30/05 no valor do plano semestral sem os desconto.... Ver Mais
desde 1988 ensinando a arte de dançar.
Menu Principal
Newsletter
Receba novidades do Studio Renato Mota periodicamente. Cadastre-se agora.
 Nome:
 E-mail:

MEMBRO DO:
 
Valsa Vienense
A revolução do século XIX

Logo após a revolução francesa, surgiu na Alemanha uma dança que causou a mesma polêmica ocorrida com o tango entre os defensores da moral e professores de dança. A juventude adotou a dança da moda que, entre outras coisas, implicava em uma relação “indecente” entre o casal. 

O escândalo já era esperado. Pois, desde meados do século XVII, o minuet era uma verdadeira febre nos salões da Europa; uma dança executada com pequenos passos e, em muitas ocasiões, com uma coreografia particular –o protocolo- que refletia a condição social dos dançarinos.

Com o surgimento da nova dança, os casais tinham um contato despudorado. A coreografia substituía a inspiração do momento, os passos discretos eram substituídos por um movimento majestoso e livre, o que ia contra a estética estabelecida e o ideal romântico do indivíduo, desrespeitando as normas sociais. A dança era romântica por excelência. A valsa nasceu nas classes populares da Áustria e no sul da Alemanha, onde haviam várias danças similares, com nomes como Dreher (“torneiro”), deutscher tanz (“dança alemã”) ou walzen (“girar”, “rodar”).

O berço da valsa foi Viena, mas sua popularidade não demorou muito para se estender. Na França do início do século XIX, a valsa era o pedido mais comum no salão de dança. Em seguida, a valsa invadiu a Inglaterra e, pouco a pouco,  a resistência contra ela foi amenizando. Por exemplo, em 1812, na corte de Berlim, a proibição de dançar valsa foi abolida. Em 1819, a música clássica realizou uma aliança que rendeu muitos frutos: o convite à dança de Carl Maria von Weber (1786-1826). Joseph Lanner (1808-1843) e Johann Strauss - pai (1804-1849) e filho (1825-1899)- aceitaram esta dança e desenvolveram sua própria visão da valsa: uma música graciosa, leve, de ritmo vivo e melodia brilhante. Johann Straus –filho- levou a valsa ao auge com An der schönen blauen Donau (Danúbio Azul). Após este episódio, o estilo da valsa vienense já estava perfeitamente definido. Com base na sensação impulsiva, na agilidade e no dinamismo requisitados pelos dançarinos, a harmonia foi constituída de maneira que proporciona a cada compasso um acorde próprio. É particularmente característico desta dança que o segundo tempo do acompanhamento adiante-se ligeiramente, apenas uma fração de segundo, para alcançar o seu peculiar acento rítmico.

Coleção: AS MELHORES DICAS DE DANÇA DE SALÃO

Editora: DEL PRADO                                                                                
 

Abaixo, veja o vídeo que separamos especialmente para você!





Se quiser ver mais pesquisas de danças, clique aqui

  Principal
Quem Somos
Cursos e Aulas
O que fazemos
Localização
Últimas Notícias
Perguntas Frequentes
Contato
  Outros
Depoimentos
Sapatos e Sandálias
Agenda de bailes
Video aulas didáticos
Curso de Formação
Promoções da Semana
  Aulas
Dança de Salão
Country, Sertanejo e Forró
Soltinho
Tango Milongueiro, Salão e Novo
Salsa, Zouk, Bachata e Merengue
Valsa Vienense
Pagode , Samba Rock e Gafieira
  Redes Sociais

Empresas do Grupo
Loja Virtual, Renato Mota. Acessem! Acesse Agenciados: Arte, Moda e Beleza! Acesse Formação em Dança de Salão!
© Studio de dança Renato Mota · Escola de Dança em Santo André - ABC - São Paulo. Aulas, cursos, shows, Dança de Salão. Todos os direitos reservados. · by AGENCIA GIGA!