Salsa, Zouk, Bachata, Samba Rock, Tango...
D. de Salão aos Domingos.
Destaques e Promoções
Zouk, Bachata e Salsa. Kizomba Cursos...
Turmas às quartas-ferias 21h30 ou as sextas-feiras 20h30 com Zouk, Salsa e Bachata ou Zouk aos domingos às 14h30 ou Kizomba em aulas particulares. Salas climatizadas. ... Ver Mais
Formação de profs. em Dança de Salão.
Ainda da tempo de iniciar... Outubro de 2017 - Formação nível Técnico profissionalizante e Internacional pela CID. Unesco, Paris. Voltado para estudantes "em curso" quanto para profissionais... Ver Mais
A Dança dos Noivos, Surpreenda!
A dança dos noivos é certamente um dos momentos mais esperado de uma festa de casamento, e também o ponto alto da celebração da união entre um casal. Aulas particulares em salas privativas c... Ver Mais
desde 1988 ensinando a arte de dançar.
Menu Principal
Newsletter
Receba novidades do Studio Renato Mota periodicamente. Cadastre-se agora.
 Nome:
 E-mail:

MEMBRO DO:
 
Dicas para as cinco danças padrão

Elegância e sobriedade são as palavras mais adequadas para definir as danças padrão. Para executá-Ias, o dançarino deve ter habilidade suficiente para agrupar os movimentos e executar as transições entre os diferentes movimentos com total destreza, sem perder a continuidade, inclusive nas danças mais marcadas como o quickstep.

 

Para obter a continuidade desejada nas danças padrão comece o ensaio praticando a forma característica de avançar-ao avançar a perna direita, adiante o ombro esquerdo e posicione a cabeça de lado, dirigindo o olhar à direita. Como você pode perceber, o movimento da dança não exige apenas o uso das pernas mas de todo o corpo. A flexão dos joelhos é muito usada em danças como a valsa, a valsa lenta e o slow fox para acentuar alguns pontos da dança. É fundamental que a flexão e a extensão dos joelhos sejam realizadas suavemente, sem demonstrar nenhum esforço.

 

Para conseguir isso, faça o seguinte ensaio: mantenha os pés juntos e as pernas retas, flexione os joelhos sem separar as pernas e sem elevar os calcanhares do chão, levante-se novamente e flexione os joelhos mais uma vez, apoiando o peso do corpo na ponta dos pés para que na segunda volta você possa levantar-se paulatinamente sobre os pés. Este movimento envolve tanto a flexibilidade como o equilíbrio. Evite utilizar os braços para manter a estabilidade caso você sinta necessidade. Os movimentos bruscos também devem ser evitados.

As danças de ritmo mais acentuado como a polca e o quickstep, têm em comum o passo chassé, no qual um pé surpreende o outro dando um pequeno salto. Para realizar este passo com facilidade, comece com as pernas juntas, separe a direita e dê um pequeno salto com a esquerda. Agora, repita o exercício separando a perna esquerda. É muito importante praticar este exercício com o ritmo rápido de uma polca ou um quickstep, com um movimento por tempo: separa-salto-separa-salto... Para manter o ritmo, o salto deve ser rápido e de pouca altura.

Um dos problemas mais freqüentes enfrentado pelo aprendiz nas danças padrão são os giros, executados tanto como recurso estético como para mudar de direção - neste caso meia volta.

Para realizar o giro corretamente e não ficar perdido, procure manter o olhar fixo em um ponto qualquer e depois gire o corpo. Você deve mover a cabeça rapidamente e retomar o olhar ao ponto inicial, já que de outra maneira a posição da cabeça ficará incômoda, podendo causar tontura.

 

Para habituar o pescoço a estes movimentos um pouco bruscos, inicie o movimento pela posição direita, incline a cabeça várias vezes para frente e para trás lentamente, sem forçar as vértebras. Deixe a musculatura do ombro totalmente relaxada. Depois, curve a cabeça para a direita e para a esquerda até sentir uma leve tensão no pescoço. A prática desses exercícios ajuda a acelerar o processo de aprendizagem das danças padrão.

 

Dicas para as danças padrão

 

A valsa vienense, rainha da danças de salão e a mais elegante delas, requer um bom rendimento das pernas, uma vez que seu ritmo é bastante intenso. A base da dança é muito fácil, porque não permite muitas coreografias: a parte mais difícil é conseguir um movimento homogêneo que proporcione a sensação de deslizar na pista. A valsa inglesa, ou valsa lenta, parece ser mais fácil por ter um ritmo mais lento, porém requer mais segurança do(a) dançarino{a) pela maior quantidade de movimentos. a segredo da estética desta dança está na flexão dos joelhos no primeiro tempo.

 

O tango argentino e o tango de competição guardam notáveis diferenças: no tango de competição o{a) dançarino{a) não executa movimentos marcados da cintura, os passos são mais longos, a quantidade de "caídas" são menores e os giros de cabeça são mais rápidos. No slow fox, os movimentos para frente e para trás devem estar perfeitamente alinhados. Em função do caráter continuo e fluido do slow fox, é difícil realizar flexões e extensões de joelho realmente suaves. Quando você for dançar o slow fox, lembre-se que os músculos do corpo devem ser usados como se fossem uma mola ou mesmo amortecedores de carro, proporcionando leveza aos movimentos dos pés e às mudanças de distribuição de peso, sem que para isso você tenha que contrair os músculos. a joelho absorve o peso do corpo, quando flexionado. Por esse motivo é que deve ser flexionado antes dos pés receberem peso do corpo.

 

O quickstep é o contrário do slow fox: os movimentos unidos transformam-se em passos saltados e pontilhados, nos quais os pés apoiam-se no chão apenas por um instante.

 

  
 Características das danças padrão 
DançaEstiloCompassoCompassoTemposDuraçãoAcentos
   por minutopor minutoda competiçãoem tempos
Slow foxNobre, indiferente, passos amplos4/4301201,5-2 minutos1-3
QuickstepDescontraído, energético4/4522081,5-2 minutos1+3
Valsa vienenseSuave, unido, aparência de voar sobre o chão3/430901,5-2 minutos1
TangoContraste entre dinâmico e submisso2/4301321-1,5 minutos1+3
ValsaRotação, balanceio3/4601801,5-2 minutos1

 

Coleção: AS MELHORES DICAS DE DANÇA DE SALÃO

Edições del Prado, 1999.

Abaixo, veja o vídeo que separamos especialmente para você!





Se quiser ver mais pesquisas de danças, clique aqui

  Principal
Quem Somos
Cursos e Aulas
O que fazemos
Localização
Últimas Notícias
Perguntas Frequentes
Contato
  Outros
Depoimentos
Sapatos e Sandálias
Agenda de bailes
Video aulas didáticos
Curso de Formação
Promoções da Semana
  Aulas
Dança de Salão
Country, Sertanejo e Forró
Soltinho
Tango Milongueiro, Salão e Novo
Salsa, Zouk, Bachata e Merengue
Valsa Vienense
Pagode , Samba Rock e Gafieira
  Redes Sociais

Empresas do Grupo
Loja Virtual, Renato Mota. Acessem! Acesse Agenciados: Arte, Moda e Beleza! Acesse Formação em Dança de Salão!
© Studio de dança Renato Mota · Escola de Dança em Santo André - ABC - São Paulo. Aulas, cursos, shows, Dança de Salão. Todos os direitos reservados. · by AGENCIA GIGA!