A revolução do século XIX
Logo após a revolução francesa, surgiu na Alemanha uma dança que causou a mesma polêmica ocorrida com o tango entre os defensores da moral e professores de dança. A juventude adotou a dança da moda que, entre outras coisas, implicava em uma relação “indecente” entre o casal. 
O escândalo já era esperado. Pois, desde meados do século XVII, o minuet era uma verdadeira febre nos salões da Europa; uma dança executada com pequenos passos e, em muitas ocasiões, com uma coreografia particular –o protocolo- que refletia a condição social dos dançarinos.
Com o surgimento da nova dança, os casais tinham um contato despudorado. A coreografia substituía a inspiração do momento, os passos discretos eram substituídos por um movimento majestoso e livre, o que ia contra a estética estabelecida e o ideal romântico do indivíduo, desrespeitando as normas sociais. A dança era romântica por excelência. A valsa nasceu nas classes populares da Áustria e no sul da Alemanha, onde haviam várias danças similares, com nomes como Dreher (“torneiro”), deutscher tanz (“dança alemã”) ou walzen (“girar”, “rodar”).
O berço da valsa foi Viena, mas sua popularidade não demorou muito para se estender. Na França do início do século XIX, a valsa era o pedido mais comum no salão de dança. Em seguida, a valsa invadiu a Inglaterra e, pouco a pouco,  a resistência contra ela foi amenizando. Por exemplo, em 1812, na corte de Berlim, a proibição de dançar valsa foi abolida. Em 1819, a música clássica realizou uma aliança que rendeu muitos frutos: o convite à dança de Carl Maria von Weber (1786-1826). Joseph Lanner (1808-1843) e Johann Strauss - pai (1804-1849) e filho (1825-1899)- aceitaram esta dança e desenvolveram sua própria visão da valsa: uma música graciosa, leve, de ritmo vivo e melodia brilhante. Johann Straus –filho- levou a valsa ao auge com An der schönen blauen Donau (Danúbio Azul). Após este episódio, o estilo da valsa vienense já estava perfeitamente definido. Com base na sensação impulsiva, na agilidade e no dinamismo requisitados pelos dançarinos, a harmonia foi constituída de maneira que proporciona a cada compasso um acorde próprio. É particularmente característico desta dança que o segundo tempo do acompanhamento adiante-se ligeiramente, apenas uma fração de segundo, para alcançar o seu peculiar acento rítmico.
Coleção: AS MELHORES DICAS DE DANÇA DE SALÃO
Editora: DEL PRADO                                                                                

A Dança dos Noivos, Surpreenda!

 
Agende sua aula (11) 4426-9343/ 993575691 whatsapp

Não pode em nenhum destes horários!
Agende uma aula particular, escolha o dia e horário.

Salas climatizadas!

Inscrições na sede do Studio de Dança Renato Mota
Rua Marechal Floriano, 386, Vila Gilda, Santo André - SP.

Abaixo, veja o vídeo que separamos especialmente para você!

 

Desde 1988 ensinado a arte de Dançar! Nº SNIIC: ES-11703.

Atuando no setor artístico desde 1988, o Studio de Dança Renato Mota estabeleceu-se ao longo de sua existência como uma das escolas de dança mais conceituadas no mercado da dança de salão e dança-terapia, sendo hoje sinônimo de eficiência, competência, ética e alto nível de profissionalismo, oferecendo um elenco especializado para atuação em aulas, cursos, shows, workshops, vivências, eventos, comerciais, agenciamento, vídeos didáticos em dvd's de Dança de Salão entre outros segmentos do ramo.

De 1992 a 2000 Renato Mota administra simultaneamente a Academia Oasis e a Cia. de Dança Renato Mota, em 2001 decide se dedicar exclusivamente a área da Dança de Salão e mantém aberto só o Studio de Dança Renato Mota, após atuar e realizar centenas de eventos, abre em 2005 o “Agenciados, Arte, Moda e Beleza”, onde trabalha para potencializar a divulgação de talentos de maneira constante, criando expectativas que vão muito além da sorte, com o compromisso de qualidade e eficiência, concretizando resultados com apenas alguns clicks.

Em 2006 ampliou sua área de atuação passando de serviços para "Comércio e Serviços", oferecendo artigos para dança de salão através de sua loja física e virtual "shopdance.com.br".

Em 2007 passou a se dedicar ao desenvolvimento do Curso de Formação em Dança de Salão e Montagem Coreográfica, que em 2012 passa a oferecer certificação aos alunos como Curso profissional de nível técnico, um curso que vem a preencher uma lacuna na área da dança de salão oferecendo muito mais que um conjunto de passos, mas o processo para se tornar um profissional da dança de salão.

Em 2014 se torna Membro do International Dance Council  -  Conseil International de la Danse passando a oferecer a seus alunos Certificação Internacional de Estudos de Dança, uma validação de ensino aplicável em todo o mundo.

Em 2017 promove o 1º Tango ABC aonde inclui no calendário da cidade de Santo André e do ABC Paulista uma data dedicada ao estudo e pratica do Tango. "www.tangoabc.com.br" http://tangoabc.blogspot.com.br/

Veja abaixo, a Videobiografia sobre Renato Mota

Currículo de Renato Mota

Nº SNIIC: AG-16255. D.R.T Nº 46262.000783/2006-45. Membro do Conselho Internacional de Dança "CID" UNESCO Paris, Pós-Graduado pela Universidade São Judas Tadeu em São Paulo, se especializou em Arte-Terapia, dedicando parte de seu conhecimento ao desenvolvimento e pesquisa na Dança-Terapia. Além disso, é professor e coreógrafo profissional de Danças de Salão desde 1988, participando de diversos festivais como Joinville, Enda, Passo de Arte, Mapa Cultural Paulista entre outros. Atuou como júri Técnico em diversos concursos inclusive em programas de televisão. Com um currículo bem diversificado Renato ampliou seus conhecimentos através do estudo do Psicodrama “Sócio-educacional” além de ser graduado em ADM com foco ao Web Marketing e Comunicação Digital. Pioneiro na criação do curso técnico profissionalizante. Renato atualmente se dedica a sua escola e na formação de professores em Dança de Salão.
Veja mais no nosso site no setor de equipe.
Clique aqui e veja o currículo completo do Renato Mota

Conheça mais sobre nosso Grupo

    Loja de Artigos para Danças de Salão    

Conselho Internacional de Dança CID, Paris Membro do Conselho Internacional de Dança CID, Paris.       Filiado ao sistema Vale Cultura.

Oferecemos Certificação Internacional de Estudos de Dança aos nossos alunos                          Atualmente estamos aceitando Cartão Vale Cultura da Sodexo, Ticket e VR.

Convênios do Studio de Dança Renato Mota

Nossa estrutura

    

      

   

      

#escoladedanca #escoladedancadesalao #academiadedanca #cursosdedancadesalao #aulasdedanca #renatomota #studiodedancarenatomota