Quando vemos um casal dancando gafieira ou as mulatas nas escolas de samba, raramente lembramos que o samba tem muito mais de identidade brasileira do que podemos supor. O samba é o Brasil, tem cara de Brasil, tem ginga de Brasil. Nao é a toa que Ary Barroso canta em sua famosa Aquarela: Ah, meu Brasil brasileiro, meu mulato inzoneiro, vou cantar-te nos meus versos...            
Esta expressao típica de nossa cultura tem suas origens no chorinho e maxixe e seu aniversário oficial é comemorado em 1917, quando foi gravada a cancao “Pelo Telefone”, de Donga. Isto significa que este ritmo cadenciado, criado por escravos recém-libertos no Rio de Janeiro, completou em 2004, 83 anos. A Bahia também desempenhou um papel importante nesta história: ficaram famosos os pagodes feitos depois dos ritos dos orixás no comeco do século XX. Além do Donga, outros famosos compositores iriam marcar para sempre a cultura popular do país. É o caso de Pixinguinha, do Sinho, do Ismael Silva e do Lamartine Babo, este ultimo canta uma das mais conhecidas marchinhas carnavalescas: “O teu cabelo, nao nega a mulata”.            
O malandro dá um tom subversivo ao samba. Frequente nas letras deste ritmo, este curioso personagem nao só nao queria trabalhar, como também passava as noites em intensa boemia e fazia um grande sucesso com as mulheres. Dono do tao comentado “jeitinho brasileiro”, ele nao aceita a opressao economica imposta pelas elites e toda a sua “vadiagem” é resposta aos salários baixos e à desigualdade social.            
O samba também é revolucionário, pois muitos costumes, hábitos da sociedade brasileira sao mudados. Até entao a elite que era costumada aos ritmos europeus “comportados” da valsa, mazurca e da polca, adere a sensualidade nata dos batuques dos tantas, que atravessariam quase todo o século XX ganhando novas variacoes, tipos e nomes.  Por exemplo, na década 1950, após o mundo vivenciar os efeitos da II Guerra Mundial, surge o samba cancao, nostálgico, lento e suave. 40 anos depois, surgiria em Sao Paulo o pagode, também lento e com muitas letras sobre as expressoes do amor. Samba-rock, samba de mesa, partido alto, até hoje eles ainda encantam brasileiros e estrangeiros. 
Fica valendo aquela máxima: Quem nao gosta de samba, bom sujeito nao é, ou é ruim da cabeca, ou é doente do pé...Ana Maria Dietrich
Cronologia
1901-1910- Escravos recém libertos criam condicoes para o surgimento do samba.
1917- Nascimento oficial do samba com a música “Pelo Telefone” de Donga
1920-1930- Aparecimento do rádio e de vários ídolos populares como Sinho, Ismael Silva e Ari Barroso.
1950- Surgimento do samba-cancao
1990- Nova geracao de idolos: Paulinho da Viola, Zeca Pagodinho.Em Sao Paulo, surge o samba pagode. 
Textos: Ana Maria DietrichFonte: 
Almanaque Abril, 2001.
História da Vida Privada no Brasil. 
República: da Belle Époque à Era do Radio
 
Músicas sugeridas;
Homenagem ao Malandro
O teu cabelo nao nega a mulata
Aquarela do Brasil
Samba da Terra
Pelo Telefone
HOMENAGEM AO MALANDRO
Chico Buarque (Brazil) - 1977-1978
Eu fui fazer um samba em homenagem
À nata da malandragem
Que conheço de outros carnavais
 
Eu fui à Lapa e perdi a viagem
Que aquela tal malandragem
Não existe mais
 
Agora já não é normal
O que dá de malandro regular, profissional
Malandro com aparato de malandro oficial
Malandro candidato a malandro federal
Malandro com retrato na coluna social
Malandro com contrato, com gravata e capital
Que nunca se dá mal
 
Mas o malandro pra valer
- não espalha
Aposentou a navalha
Tem mulher e filho e tralha e tal
 
Dizem as más línguas que ele até trabalha
Mora lá longe e chacoalha
Num trem da Central

Aulas
Pagode e Samba Rock às
sextas feiras das 19h30 às 20h30 ou aos
domingos das 17h00 às 18h00.

Samba de Gafieira
as segundas feiras das 21h00 às 22h00 ou aos
domingos das 16h00 às 17h00

Samba no Pé em aulas particulares.

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